Créditos: NiT
O primeiro hotel impresso em 3D do mundo ganha forma no deserto do Texas
Uma impressora 3D gigante coloca camada após camada uma mistura especial de cimento para construir as paredes das duas primeiras unidades modelo de um hotel em Marfa, Texas. A empresa responsável é a ICON que está a concluir o maior bairro impresso perto de Austin, também no Texas.
O plano é expandir o El Cosmico, um hotel e acampamento, de 85 m2 para 162 m2 para incluir 43 unidades hoteleiras e 18 residências. A proprietária do empreendimento turístico está entusiasmada com o que a tecnologia permite construir.

Créditos: NiT
Os edifícios impressos em 3D concebidos pela empresa Bjarke Ingels Group fazem cúpulas, arcos, abóbadas e paredes parabólicas ou curvas – características arquitetónicas que normalmente seriam demasiado caras para replicar em grande escala com a construção tradicional.
As paredes de 3,7 metros de altura das duas primeiras unidades atualmente em construção – espaço residencial de três quartos e uma unidade hoteleira de um quarto – são impressas pela impressora 3D Vulcan da ICON, que tem 15 metros e 4,75 toneladas que esteve a imprimir o primeiro bairro residencial em 3D.
O alimento desta impressora 3D é um material especial à base de cimento chamado Lavacrete, uma mistura concebida para resistir a condições climatéricas adversas.
Os trabalhadores estão constantemente a ajustar e a misturar ingredientes a cada 15 minutos, de acordo com as condições meteorológicas.
Com a impressora 3D a trabalhar continuamente, os trabalhadores conseguem ajustar os ingredientes da mistura de materiais consoante as condições climatéricas do momento. Portanto de 15 em 15 minutos estão a misturar novas fórmulas para que a impressora Vulcan continue a trabalhar faça chuva ou faça sol.
O projeto de expansão do El Cosmico, pretende imprimir 61 unidades hoteleiras e residenciais e deverá estar concluído em 2026.
Além deste empreendimento hoteleiro no Texas, a ICON está a concluir o maior bairro impresso em 3D perto de Austin e a trabalhar com a NASA para desenvolver sistemas de impressão 3D para construir estruturas na Lua.
Créditos: NiT






